You are currently viewing RONDON SE PREPARA PARA ENTRAR NO ICMS ECOLÓGICO

RONDON SE PREPARA PARA ENTRAR NO ICMS ECOLÓGICO

Prefeito Roberto Corredato, Pedro Monteiro, Técnico em Meio Ambiente e Chefe da Divisão de Meio Ambiente acompanhados da equipe da empresa de pesquisa técnica Nativas do Brasil, contratada para implantar o inovador Plano PMIC – Plano Municipal do ICMS Ecológico, apresentam o mapeamento que irá nortear as próximas ações visando o futuro objetivo de inserção do município no ICMS Ecológico.

O projeto tem como objetivo se transformar em uma ação que trará benefícios para a população de Rondon, visando a possibilidade de incremento da arrecadação, no momento em que áreas verdes forem efetivamente cadastradas como novas unidades de conservação, e validadas, posteriormente, pelo órgão ambiental estadual.

Hoje o município conta com um total de 2.250,20 há de mata que poderão ser implantadas no plano.Tudo se iniciou, através de metodologia exclusiva do PMIC, com a formação e criação do chamado GGIA – Grupo Gestor do Índice Ambiental do Município.

Do qual fazem parte servidores do Município, que estão capacitados para o conhecimento do funcionamento da metodologia, e de como farão o gerenciamento dos coeficientes e variáveis ambientais do Município.

O Município já está, desta forma, com o trabalho iniciado, onde não somente áreas particulares com presença de mata nativa preservada poderão entrar no projeto, com a sensibilização dos proprietários, mas também as áreas verdes públicas do Município.

18A próxima etapa será organizar os documentos existentes das áreas públicas com maior potencial para o ICMS Ecológico, e também, iniciar um diálogo com os proprietários das áreas rurais, o que poderá ser feito através da criação de um chamamento público que será programado num futuro breve.